Laboratórios
1. LABORATÓRIO DIDÁTICO DE INFORMÁTICA
Atualmente instalado na sala PVA225 possui, sistema condicionador de ar, projetor instalado no teto e cerca de 40 (quarenta) computadores conectados em rede e à Internet. Quanto a manutenção do Laboratório Didático de Informática, o campus da UFV de Rio Paranaíba possui em seu quadro de servidores: Analistas de Tecnologia da Informação e Técnicos de Tecnologia da Informação, os quais estão lotados na Central de Processamento de Dados – CPD do campus e são responsáveis por prestar os serviços necessários no que diz respeito à Tecnologia da Informação para professores e manutenção do Laboratório de Informática. As normas de funcionamento dos laboratórios são definidas pela CPD.
Pertence ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, também atende às aulas práticas de Química Fundamental do curso de química e às práticas de Química Geral dos demais cursos da UFV-CRP. Atualmente instalado na sala LAE 231 do Campus II. Conta com os seguintes materiais permanentes: balança analítica, bomba de vácuo, estufa de secagem, capela, medidor de pH e agitador magnético com aquecimento. Também são disponibilizados diversos tipos de vidrarias e reagentes, além de extintor de incêndio.
3. LABORATÓRIO DE FÍSICA
Pertence ao Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas, e tem como objetivo realizar um conjunto de experiências que propiciem aos alunos familiaridade com as grandezas físicas necessárias para descrição de um dado experimento, assim como as relações existentes entre estas grandezas. Compreender e verificar as relações existentes entre as grandezas físicas relativas a uma certa experiência sobre a interpretação científica das teorias da mecânica clássica para partículas e ondas em meios materiais. Familiarizar-se com técnicas relevantes para o estudo experimental da física, como a manipulação de instrumentos de medida, obtenção e realização de gráficos através do papel milimetrado e análise estatística de dados.
O laboratório de hidráulica objetiva oferecer aos discentes fundamentação dos conhecimentos teóricos adquiridos, para os principais aspectos nos processos relacionados a medição de vazão, avaliação de pressões, linhas piezométricas e transportes de água em condutos forçados e fenômenos de transporte .
O laboratório é composto de: (a) Bancada didática para ensino de mecânica dos fluidos. Unidade autônoma. Estrutura: 1 bomba tipo centrífuga (1 CV), reservatório em inox (capacidade 440 L) e painel de comando para acionamento do sistema. Rotâmetro. Bancada com estrutura metálica, rodas com travamento, tampo em compensado naval. Painéis de tubulação de ensaio para estudo de perda de carga distribuída e localizada com tubulações de diferentes diâmetros, curvas, conexões e registros. Instalação para medidores de vazão composto por conjunto de placas de orifício e tubo de Venturi de acrílico. Reservatório para medição de vazão. Tomadas de pressão (manômetros de coluna de fluido ou piezômetro de linhas com tubos de vidro tipo manômetro diferencial de tubo “U”). Conjunto Manifold dotado de 3 manômetros de Bourdon para determinação da pressão manométrica direta. Manômetro digital (b) Bancada de Associação de Bombas. Unidade autônoma projetada para realizar experimentos para o levantamento experimental de curvas de bomba centrífuga em série e em paralelo. Estrutura composta por 2 bombas independentes (1/2 CV), tipo centrífuga, 1 reservatório em inox (324 L), painel de comando para acionamento do sistema, válvulas termoplásticas para manobras de associação em série e paralelo, registro tipo gaveta para ajuste de vazão, medidor de vazão por rotâmetro (faixa operacional – 1000 a 10000 L/h), vacuômetros e manômetros de Bourdon com glicerina (0 a 2,0 Kgf/cm²) para medição de pressão nas saídas das bombas e na linha principal de vazão.(c) Canal de escoamento aberto para realizar ensaios referentes à Hidráulica de Canais. Canal de acrílico com estrutura metálica elaborada em perfis de aço SAE 1020 com 5 mm de espessura, painel de comando para acionamento do sistema, macaco de parafuso com comando elétrico para elevação do canal, bomba hidráulica (1,5 CV), caixa de entrada, adutora e de descarga ou saída com comporta de saída e dispositivo de ajuste da vazão de saída, tubulação de PVC com cotovelos e registros. Integram o equipamento, um linígrafo de ponta de metal, medidor de velocidade tipo tubo de Pitot em L, pontos de coleta de pressão, conjunto de vertedores de acrílico com lâminas e acoplamento, ressalto de fundo em acrílico, reservatório de inox com capacidade máxima de 440 L, medidores de vazão por conjunto de placas de orifício. É composto também por painel piezométrico em aço com pintura eletrostática, manômetro tubo em “U” de vidro de alta resistência e manômetro diferencial, com escalas adesivas graduadas duplas.(d) Micromolinete para medição de velocidade no canal experimental e também para pequenos cursos d’água utilizado em aulas de campo.
(Laboratórios de Hidráulica)
5. LABORATÓRIO DE MATERIAIS
O Laboratório de Materiais de Construção Civil é um espaço que os alunos frequentam, principalmente, em aulas práticas das disciplinas de Materiais de Construção Civil I e Materiais de Construção Civil II. Além disso, também está à disposição dos alunos para o desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas a diversas outras disciplinas como Concreto Armado, Teoria das Estruturas, Resistência dos Materiais e Pavimentação. No âmbito dessas disciplinas, o Laboratório conta com equipamentos e espaço para a realização dos mais importantes ensaios com o objetivo de conhecer e caracterizar os materiais de construção civil como cimento, areia, brita, concreto, aço e madeira. Com isso, há o objetivo de buscar a constante evolução do conhecimento tecnológico em torno dos materiais de construção civil.
No âmbito dessas disciplinas, o Laboratório conta com equipamentos e espaço para a realização de (1) Ensaios no cimento Portland, como determinação do índice de finura, massa específica, tempo de pega e expansibilidade; (2) Ensaios nos agregados areia e brita, como massa unitária nos estados solto e compactado, granulometria, impurezas orgânicas, materiais pulverulentos e massa específica; (3) Inchamento da areia; (4) Ensaio de Abrasão Los Angeles na brita; (5) Dosagem, moldagem, cura e rompimento de corpos de prova de concreto; (6) Ensaios não destrutivos em estruturas de concreto, utilizando esclerômetro; (7) Máquina Universal de Ensaios para a realização de ensaios mecânicos de tração, compressão, cisalhamento e flexão em materiais de construção civil.
6.LABORATÓRIOS DE MECÂNICA DE SOLOS
Os laboratórios de Mecânica dos Solos conta com duas amplas salas de aulas equipadas com bancadas e projetores além de uma sala especifica para ensaios de compactação e CBR. Estes laboratórios dão suportes nas disciplinas de Mecânica dos Solos I e II, Geologia de Engenharia, Fundações, Estruturas Geotécnicas e Barragens de Terra. São desenvolvidas pesquisas relacionadas a resistência dos solos, solos não saturados (ênfase na obtenção de curvas de retenção de água no solo e solos colapsíveis), mapeamento geológico-geotécnico, tintas de solo, compressibilidade e adensamento de solos.
Nestes laboratórios são possíveis a realização de ensaios como: Granulometria conjunta, peso especifico dos sólidos, limites de Atterberg, condutividade hidráulica dos solos, compactação, cisalhamento direto, adensamento, triaxial tipo CIU, CD e UU.
Possui ainda equipamentos para ensaios de campo como permeâmetro de Guelph, Standard Penetration Test (SPT), funil de areia, trados para prospecção, brucutu, entre outros.
(Laboratórios de Mecânica dos Solos)
7. LABORATÓRIO DE PAVIMENTAÇÃO
O laboratório de pavimentação conta com uma sala ampla, possuindo bancadas e projetores. Este laboratório oferece suporte na disciplina de pavimentação além de ser o ambiente onde desenvolve as pesquisas relacionadas a dosagem do concreto betuminoso, asfalto borracha, ligantes betuminosos e estabilização química com solo e cimento para utilização em bases e sub-bases de pavimentos. No laboratório de pavimentação são realizados ensaios nos ligantes como durabilidade, viscosidade, adesividade, ponto de fulgor entre outros. No concreto asfáltico são realizados a dosagem por meio do método Marshal. Nos matérias para uso em base e sub-bases são realizados ensaios de CBR, expansão, ruptura não confinada, compressão diametral, classificação MCT, compactação entre outros.
( Laboratórios de Pavimentação)
8. LABORATÓRIO DE TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO
Os equipamentos pertencentes a este laboratório se encontram na sala LAE 249. Neste local, não há permanência de discentes, apenas os equipamentos são armazenados. As aulas práticas acontecem na área externa aos prédios do Campus II.
Os equipamentos do Laboratório de Topografia existentes no campus da UFV de Rio Paranaíba possibilitam ao professor repassar conhecimentos práticos aos discentes no que diz respeito a: – levantamentos topográficos com finalidade de: estudos geológicos; pesquisa mineral; projetos de obras civis; cadastramento rural e urbano; inventários florestais e rurais; regularização fundiária; reconstituição de loteamento; – locação de obras civis; – fiscalização topográfica na execução de projetos de construção civil e montagens industriais; – perícia e avaliação em: agrimensura legal; diferenças de áreas; retificação e demarcação de divisas; – pesquisa de localização e consultoria técnica em topografia.
Com relação à quantidade de equipamentos do laboratório de topografia, observa-se que existe em média um Teodolito/Nível para cada 2,5 discentes. Considerando que as turmas práticas são de 25 discentes e a operação de cada Teodolito/Nível deve ser realizada por no mínimo 3 discentes, pode-se inferir que o número de equipamentos de topografia existentes na UFV de Rio Paranaíba permite aos discentes um aprendizado eficiente.
Os equipamentos de topografia existentes no campus da UFV de Rio Paranaíba são atuais e adequados ao ensino da disciplina ECV 310 – Fundamentos de Cartografia, Topografia e Estradas. Vale destacar dois equipamentos existentes no laboratório de topografia: os teodolitos que são digitais com precisão com precisão de 05’’ e com prumo ótico, e as estações totais que possuem leitura com e sem prisma. Portanto, no que se refere a equipamentos utilizados em levantamentos topográficos ditos convencionais que utilizam visadas de Ré e Vante (goniômetros) os existentes no campus da UFV de Rio Paranaíba atendem com grande eficiência, visto que estes equipamentos permitem o desenvolvimento de maior parte do conteúdo da disciplina.
Os equipamentos topográficos devem passar por aferição a cada período máximo de 5 anos para que sejam corrigidas quaisquer avarias que possam prejudicar o desenvolvimento das aulas práticas, bem como, o aprendizado dos discentes. Caso sejam detectados problemas nos equipamentos em períodos inferiores, estes equipamentos serão levados para assistência técnica de forma a não afetar a qualidade das aulas.
( Laboratório de Topografia )
9. LABORATÓRIO DE MECÂNICA COMPUTACIONAL
O Laboratório de Mecânica Computacional (sala BBT 310) oferece suporte às pesquisas computacionais (simulação estrutural utilizando o Método dos Elementos Finitos, análise de estruturas em situação de incêndio, aplicação de Inteligência Artificial (IA) em problemas de engenharia estrutural e outros) desenvolvidas na área de Engenharia Estrutural. Atualmente, este laboratório conta com dois computadores Intel Core i3 de 8ª geração, memória RAM de 16 GB e sistema operacional Windows 10, equipados com os softwares ATENA 2022 (Cervenka Consulting) e GID Simulation e um computador Intel Core i9 de 10ª geração, memória RAM de 64 GB, com sistema operacional Windows 10 e Linux Ubuntu 2020, equipado com os softwares Autodesk Robot Structural Analysis Professional 2023, LS-DYNA Student 12.0.0, Anaconda Navigator com Python e pacotes para IA instalados, software FEAP v8.6 (A Finite Element Analysis Program, University of California at Berkeley) e software NIST FDS (Fire Dynamics Simulator). O laboratório também possui 17 modelos educacionais do Kit Estrutural Mola 1, 10 modelos educacionais do Kit Estrutural Mola 2, uma moldura para testes de estruturas, um mostrador Digital de Força e um equipamento para demonstrar o momento fletor em uma viga.
(Laboratório de Estruturas)