Infraestrutura
O campus da UFV de Rio Paranaíba conta com dois campi: o primeiro localizado na BR354, km 310, a 1300 m da Rodovia e a uma distância aproximada de 12 km da sede do município de Rio Paranaíba, com uma área de 44,5 hectares, denominado Campus I ou CRP I (Figura 1), e o segundo localizado na MG 230, km 8, a uma distância aproximada de 2,8 km da cidade de Rio Paranaíba, com uma área aproximada de 225 hectares, denominado Campus II ou CRP II (Figura 2, 3 e 4).
Todo o projeto urbanístico do campus da UFV de Rio Paranaíba, assim como as edificações já construídas e as que estão para ser construídas, estão sendo elaboradas (Projeção futura do Campus da UFV em Rio Paranaíba) de forma a promover a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, tendo como referências técnicas as normas técnicas de acessibilidade da ABNT, a legislação específica e as regras contidas no Decreto 5.626/2005 de 22 de dezembro de 2005.
A UFV, considerando a necessidade de assegurar aos portadores de deficiência física e sensorial (visual, auditiva e mental), as condições básicas de acesso ao ensino superior, de mobilidade e de utilização de equipamentos e instalações, está reorientando a construção de suas edificações no sentido de possibilitar o acesso irrestrito a esses alunos com a utilização de rampas, corrimãos, inclinações adequadas e espaços suficientes, instalações sanitárias com portas adaptadas, barras de apoio nas paredes, instalação de lavabos, bebedouros, carteiras adaptadas e telefones públicos em altura acessível aos usuários de cadeira de rodas, sem barreiras arquitetônicas para circulação dos alunos com deficiência, permitindo o acesso aos espaços de uso coletivo e reserva de vagas em estacionamentos do campus.
Tal disposição faz parte das Políticas de Educação Inclusiva, constante no atual Plano de Desenvolvimento Institucional.
1. Laboratórios
As aulas práticas do curso de Engenharia Civil, que são ministradas em laboratórios, ocorrem: no Laboratório Didático de Informática (sala PVA 225); no Laboratório de Química (LAE 231); no Laboratório Didático de Física (LAE 150); no Laboratório de Topografia (LAE 249), no Laboratório de Geoprocessamento (LAE 248) no Laboratório de Mecânica dos Solos I e II (LAE 146 e LAE 144), Laboratório de Pavimentação (LAE 143) no Laboratório de Materiais de Construção Civil (LAE 151) e no Laboratório de Hidráulica (LAE 145). Essas aulas, para facilitar o aprendizado, são realizadas com no máximo 25 discentes por turma.
Figura 5
Figura 6
2. Pavilhão de Aulas (PVA)
O Campus II da UFV de Rio Paranaíba possui 1 (um) Pavilhão de Aulas com salas disponíveis para aulas teóricas e práticas (salas de informática). Todas as salas do Pavilhão de Aulas são equipadas com projetor e quadro negro. O prédio foi todo construído para atender estudantes com necessidades especiais, contendo rampas de acesso, piso tátil, vagas de estacionamento para deficientes físicos, banheiros adequados, etc. Além disso, o prédio possui uma cantina, espaço destinado a mesas de estudo e estacionamento.
Figura 7 – Pavilhão de Aulas (Autoria de Alexandre Henrique)
Figura 8 – Pavilhão de Aulas (Autoria de Alexandre Henrique)
Figura 9 – Pavilhão de Aulas (Autoria de Alexandre Henrique)
3.Biblioteca
A biblioteca do campus UFV Rio Paranaíba auxilia no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, a qual está localizada no 1º pavimento do prédio da Biblioteca Central (BBT), do Campus da UFV de Rio Paranaíba. Seu horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira das 07 h às 22h. Todo o acervo local disponível está tombado junto ao patrimônio do campus da UFV de Rio Paranaíba, e o acesso a este está totalmente automatizado e disponível para consulta on-line via web através do software de Bibliotecas Pergamum da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (link de consulta ao acervo: http://bbt.crp.ufv.br/?page_id=2303). Através dos recursos disponibilizados pelo software, o acervo da biblioteca da UFV de Rio Paranaíba pode ser conhecido mundialmente. Além da disponibilização do link para consulta ao acervo de casa, pelo site da Instituição (http://bbt.crp.ufv.br/).
Em termos de espaço físico, a biblioteca do campus UFV de Rio Paranaíba conta atualmente com mais de 16.000 livros em seu acervo, 648 m2, com espaços divididos nas seguintes áreas: Área do acervo, Atendimento aos usuários, Sala das Bibliotecárias, Sala de Processamento Técnico, Área de Estudo Individual, Área de Estudo em Grupo e Área de processamento Técnico.
Adicionalmente, a biblioteca do campus UFV de Rio Paranaíba oferece aos usuários, através da Internet, os seguintes serviços:
COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica: tem a finalidade de suprir documentos de interesse da comunidade universitária que não estão disponibilizados no acervo da biblioteca. Este serviço permite a busca e obtenção de documentos online através do acervo das principais bibliotecas do país.
Acesso ao portal de periódicos e bases de dados da Capes: todos os usuários da comunidade universitária têm acesso ao portal mediante usuário e senha, através do acesso cafe (http://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome)
A CAPES reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 37 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Figura 10 – Biblioteca (Autoria de Kerly Cristina)
Figura 11 – Biblioteca (Autoria de Kerly Cristina)
Figura 12 – Espaço interno da Biblioteca (Autoria de Alexandre Henrique)
4. Restaurante Universitário – RU
O restaurante universitário do campus Rio Paranaíba iniciou seu funcionamento em março de 2018. No RU as refeições serão preparadas com acompanhamento de nutricionistas, garantindo uma alimentação diversificada, balanceada e com baixo custo. O almoço é servido todos os dias da semana, e o jantar de segunda a sexta-feira.
Figura 13 – Restaurante Universitário (Autoria de Alexandre Henrique)