Curso de extensão: “Introdução à Modelagem Hidrológica “

Nos próximos dias 03 e 10 de maio será oferecido o curso de extensão “Introdução à Modelagem Hidrológica” para os alunos de Engenharia Civil da UFV-CRP.

O curso será ministrado pelo Prof. Frederico Menezes, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas. A iniciativa do grupo de pesquisa RESANGEO, liderado pelo professor, objetiva capacitar alunos interessados em uma área de grande expansão, no que tange o gerenciamento de recursos hídricos sob cenários de alterações no uso e ocupação do solo e de mudanças climáticas.  O curso introduzirá  os conceitos principais acerca da modelagem hidrológica, demonstrando a importância do tema para a Engenharia Civil.

Apresentar-se-á todo o arcabouço teórico com aplicações práticas que permitirão os alunos entender o processo envolvido na construção de modelos; passando por todas as etapas desde a estimativa de parâmetros à validação. Serão apresentados exemplos de utilização dos modelos hidrológicos Storm Water Management Model (SWMM) e Soil and Water Assessment Tool (SWAT).

O curso também abrangerá a aquisição e a manipulação de dados para a modelagem. As inscrições serão realizadas via e-mail (menezesfilho.frederico@gmail.com / frederico.menezes@ufv.br), informando Nome e CPF. Serão 20 vagas. Local de realização: LAE 145.

Programação:

03/05 -14 às 18 hs ;

10/10 – 08 às 11: 40 hs.

Requisitos: Levar notebook.

Fonte: Professor Frederico Carlos Martins de Menezes Filho.

Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba
Rodovia MG 230, km 7, Caixa Postal 22