Campeonato de Estruturas de Madeira feitas de palitos de picolé

Oito grupos disputaram um campeonato, se assim podemos dizer, de Estruturas de Madeira feitas de palitos de picolé. Sob coordenação do Prof. Tiago Ferreira Albrecht, os grupos em menos de uma semana, aplicando conhecimentos da disciplina Estruturas de Madeira, desenvolveram o projeto estimando uma carga máxima de ruptura. Com gastos em média  de 80 horas na execução das estruturas, os grupos se superaram chegando a estruturas com capacidade superior a 3 x a estimada e outros sendo surpreendidos por rompimentos com baixo peso. Todas as estruturas eram apoiadas sob dois suportes e com uma estrutura auxiliar sobre os telhados eram colocados os pesos. Estavam presentes além do Prof. Tiago, a Prof. Acácia, o Professor Lucas, o Técnico Ednei e o Prof. Frederico Menezes, Coordenador de Curso. A emoção a cada novo telhado a ser testado movimentou cerca de 100 alunos, fora os curiosos que acompanhavam dos corredores dos cursos noturnos do Campus de Rio Paranaíba.

Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba
Rodovia MG 230, km 7, Caixa Postal 22